Institucional

A ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DAS MULHERES DE CARREIRA JURÍDICA - ABMCJé uma Entidade de âmbito nacional, de caráter cultural, dotada de personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, com duração indeterminada.  Foi fundada em 03 de abril de 1985 na cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais, regendo-se por Estatuto próprio. 

É filiada à Féderation Internationale des Femmes des Carrières Juridiques – FIFCJ (fundada em 1928 em Paris), que faz parte do Conselho Econômico e Social das Nações Unidas (ECOSOC), desde 1961, e junto a FAC. Colabora com os demais segmentos da ONU, como UNESCO, a UNICEF, a UNIFEM e a OIT. Trabalha com outras Federações e Associações, além de membros individuais, que têm objetivos comuns nos quatro continentes: África, Ásia, América e Europa.

A ABMCJ está instalada em 25 estados da Federação, que recebem a denominação de “Comissões Estaduais”, contando com mais de três mil associadas em seus quadros. Com o crescente número de advogadas, além das estagiárias que saem das faculdades e cruzam os corredores dos Fóruns, nota-se que é com muita obstinação que a mulher, diariamente, conquista e abraça a carreira jurídica.

Na forma Estatutária, a Associação tem como função precípua estimular as profissionais a pugnarem por seus direitos e deveres como cidadãs, incentivando-as a participar efetivamente na luta comum por uma cultura de paz, além de defender o princípio da não discriminação, buscando promover a igualdade de direitos inerentes à pessoa humana. 

ABMCJ e sua história - 25 anos

 

 

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.