Projetos

Projeto Livro Mulheres que fizeram História em MS -(ver galeria de imagens)

DATA: 20/8/2011(sábado).

LOCAL: Av. Weimar Gonçalves G. Torres, 1932, Centro, Dourados – MS.

HORA: 16 horas.

ATIVIDADE: 1ª Reunião coordenadoria projeto de publicação livro Mulheres que fazem a História do Mato Grosso do Sul.

PARTICIPANTES: Luciana Branco Vieira, Marisa de Fátima Lomba de Farias, Alexandra L. da Costa.

REGISTRO DA REUNIÃO

 

Aconteceu na tarde do dia 20 de agosto de 2011, encontro entre a diretoria da Associação Brasileira de Mulheres de Carreira Jurídica, seccional de Mato Grosso do Sul (ABMCJ-MS), e pesquisadoras da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). A reunião contou com a presença da advogada Luciana Branco Vieira, presidenta da ABMCJ-MS, da socióloga especialista em Dependências Químicas Alexandra Lopes da Costa e da Dra. Marisa de Fátima Lomba de Farias, docente do curso de Ciências Sociais e coordenadora do grupo de pesquisa em Gênero Identidade e Memória da UFGD.

O objetivo do encontro realizado no Bom Café, na cidade de Dourados, foi discutir sobre o projeto de publicação do livro “Mulheres que fazem história no Mato Grosso do Sul”, iniciativa desenvolvida pela ABMCJ-MS em parceria com a UFGD, ainda em fase de elaboração e debates de propostas.

Nesta primeira reunião as organizadoras da obra definiram coletivamente que:

- O livro será composto por aproximadamente 300 folhas e divido em 20 capítulos, sendo que aproximadamente destes 14 artigos tratarão especificamente de temáticas vinculadas a questão jurídica ou de justiça.

- O grupo que elaborará o livro poderá abranger pesquisadores de diversas áreas, tais como: ciências jurídicas e sociais, história, jornalismo e outros afins.

- Cada organizador ou pesquisador convidado poderá publicar apenas um artigo na obra.

- Em relação à Introdução foram debatidas duas propostas. A primeira, de ser escrita pelas próprias organizadoras e a segunda, de convidar a Ministra do Superior Tribunal de Justiça, atualmente corregedora do CNJ, Dra. Eliana Calmon, para apresentar o conteúdo do livro.  Todas concordaram que a segunda opção é a melhor proposta, responsabilizando-se a Luciana por fazer o convite.

- Até o final de setembro, esta equipe se propôs a realizar mapeamento de pesquisadores que poderiam contribuir com a temática a ser abordada, bem como, de histórias de mulheres e assuntos a serem contemplados e explorados. Este trabalho será compartilhado via email durante o interregno.

- Restou acertado que a Luciana ficará responsável pela captação de recursos para a realização da obra, cujo orçamento aproximado foi de R$ 30.000,00 (trinta mil reais).

- Definiu-se que antes do dia 19 de setembro será finalizado o esboço do projeto, sob responsabilidade de Alexandra e da Profa. Marisa.

- No dia 19 de setembro, Luciana estará em Brasília e de posse deste esboço de projeto em mãos, para apresentar a proposta a prospectos, buscar patrocínio e realizar articulações para a concretização do mesmo.

- Foram cogitados alguns nomes de pesquisadores a serem convidados: Dra. Alzira Salete Menegat, Dr. André Faisting, Dra. Simone Becker, Dra. Nauk, e do jornalista especialista em Teorias e Práticas do Jornalismo Contemporâneo, Marcelo Pereira.

- Igualmente foram colocadas à apreciação algumas histórias de mulheres que poderão ser contadas no livro, citando, entre outras: Dra. Ana Maria Gomes, Sra. Nelly Bacha, Professora Oliva Enciso.

- O grupo pactuou a realização, no final de setembro, de uma reunião ampliada, a ser realizada na cidade de Dourados, na residência da Prof. Marisa, já contando com a participação de alguns pesquisadores convidados.

Assim, com as primeiras diretrizes e algumas deliberações, encerrou-se a reunião.

 

Luciana, Marisa e Alexandra.

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.